Quando fizer um post de algum conteúdo no Instagram, esse tem o objetivo de otimizar os seus nogócios para fazer em modo que ele atinja seu público-alvo. Um jeito de fazer isso é adicionar palavras-chaves e hashtags na descrição do seu post. Um outro jeito é adicionando a localização ao post, o que é uma ótima forma de atrair usuários situados na mesma localização e que estão pesquisando por fotos que contêm a mesma localização.
A localização do post deve ser o local físico do seu negócio ou uma área, como um bairro ou uma cidade. Quando você adiciona uma localização ao seu post ela vai aparecer na parte de cima, em baixo do none de usuário uma vez publicado o post. Os usuários podem procurar por qualquer localização para ver todas as fotos e vídeos publicados com essa localização específica.
Benefícios da localização no post
Existem cada vez mais usuários procurando por businesses locais pelo smartphone, adicionando a localização dos seus nogócios aos posts do Instagram, aumentam as suas chaces de serem vistos por aqueles considerados como público-alvo que estão usando o aplicativo para encontrar cafés proximos, lojas online ou um novo produto.
Segundo um estudo, 70% dos usuários de smartphones usam o aparelho para encontrar informações sobre um produto antes de comprar. Mais de 50% dos usuários de internet pesquisam por vídeos relacionados a algum produto ou serviço antes de ir à loja. Em um outro estudo, se notou que posts do Instagram com localização beneficiam de um engajamento de 79% maior dos que não tem localização. Seja você uma pequena livraria ou uma multinacional que exporta seus produtos para vários países, o seu negócio vai beneficiar de um aumento de visualisações e engajamentos dos seus posts com localização.
Adicionar a localização do seu negócio não só permite aos usuários ver todos os seus outros posts com a mesma localização, mas também permite aos usuários ver todos todos os posts de outros usuários que mencionaram o seu negócio. Essa função equivale ao de boca em boca versão rede social. Quando eles veem fotos verdadeiras de pessoas reais que tiveram uma experiência com a sua marca e que estão encantados com seus produtos e serviços no Instagtam, esses posts podem motivar as pessoas a provar a sua marca. Além do que colocar a localização do seu negócio no post pode aumentar a curiosidade dos seus seguidores e os motivar a colocar a localização do seu negócio, aumentando assim o alcance da sua marca para os seus amigos e família.
Como adicionar uma localização ao seu post
Adicionar uma localização a um post do Instagram é bem fácil e não vai tomar muito do seu tempo. Contando que você tenha o aplicativo do Instagram instalado no seu smartphone ou tablet, você pode usar o aplicativo para adicionar uma localização ao seu negócio.
Você pode adicionar uma localização quando for postar uma nova foto ou video ou até mesmo para posts já publicados no seu feed. Para os novos posts você só precisa clicar em “adicionar uma localização”, escrever o nome do seu negócio e escolher uma das opções propostas. Se você deseja adicionar uma localização a posts antigos, você pode fazer isso clicando no “...” em cima a direita do post que voce deseja editar, clique em editar, em seguida clique em adicionar localização embaixo do seu nome de usuário, escreva o nome do seu negócio então e escolha uma das opções propostas.
Criando uma localização para o seu negócio
As localizações que você vê nos posts do Instagram são todas vindas do Facebook, então os negócios que tem uma página no Facebook vão provavelmente aparecer entre as opções de localizações do Instagram. Para alguns negócios a sua localização pode ser encontrada no Facebook mesmo não tendo uma pagina profissional na rede social. Isso acontece quando seus clientes criaram a localização do negócio no lugar dos responsáveis, sendo assim estes clientes conseguem colocar a localização do negócio em seus posts.
Entretanto se você tentou adicionar a localização do seu negócio no Instagram mas ele não aparece entre as opções, você pode criar uma nova localização no Facebook para poder então adicionar uma localização aos seus posts do Instagram.
Começe clicando na ferramenta “ adicionar novo local” na sua conta do Facebook, criar um novo post, clique em ”check-in”, escreva o nome da sua marca, forneça informações sobre o seu negócio e então envie. Você pode agora ver a localização do seu negócio no Instagram.
Adicione Stickers as suas histórias do Instagram também!
Além de adicionar uma localização aos seus posts do Instagram você também pode adicionar um Sticker de localização as suas histórias. Fazendo isso você vai poder expandir seu alcance para usuários que visualizam histórias do IG. Quando esses usuários clicam no seu sticker de localização, eles são levados para a página que contém todos os posts marcados com a localização do seu negócio. Desde Janeiro de 2019 foram contados 500 milhões de usuários, que usam o Intagram diariamente, que visualisaram as Stories do IG. Se você deseja divulgar suas Stories neste canal da rede social você precisa definitivamente comçar a postar história frequentemente e adicionar o Sticker de localisção nelas.
Como adicionar uma localização a uma Storie do IG
Para adicionar um sticker de localização na história do Instagram, começe criando a sua história clicando seja no icône da camera em cima a esquerda da sua tela ou então deslizando a tela para a direita desde qualquer posição do feed. Tire uma foto, grave um vídeo ou escolha algo da sua galeria. Então escolha o Sticker de localização entre as opções que aparecem na parte de cima da sua tela, então procure pelo nome do seu negócio e escolha a localização do seu negócio entre as opções propostas. Você pode então girar, redimensionar, mover o seu Sticker de lugar e adicionar outros textos em sua Story. Quando estiver feliz com o resultado, clique em “enviar para” e em seguida clique em “a tua historia.”
Não se esqueça de monitorar!
Uma vez que você começou a adicionar sua localização aos seus posts e histórias vai perceber que seu número de curtidas e seguidores vai começar a aumentar. A próxima etapa agora é monitorar o número de visualisações, curtidas e engajamentos nesses posts marcados com sua localização. Você consegue encontrar diversas ferramentas online para te ajudar a avaliar a performance individual dos seus posts e histórias, ou você pode usar a ferramenta integrada do Instagram chamada Insights que é uma funcionalidade dentro do próprio aplicativo do Instagram.
Usando essa funcionalidade você pode monitorar aquilo que funciona e aquilo que não para a sua marca e também que hora do dia ou da semana é melhor postar para alcançar seu público-alvo. Continue usando esta ferramenta para ajustar seus posts para alcançar uma audiência maior, aumente seu número de seguidores e consequentemente as suas vendas!