Como ganhar seguidores no Instagram com sorteios

25/08/2019 18:08

Ganhe seguidores com sorteios no Instagram

Organizar sorteios é uma forma subestimada de ganhar seguidores, se executada corretamente, pode te fazer ganhar mais de cem seguidores cada sorteio. Nós aqui vamos falar sobre como ganhar seguidores organizando sorteios sozinho, e como você pode fazer para organizar sorteios com outra pessoa.

Como ganhar seguidores no Instagram com sorteios 

1: Como organizar sorteios sozinho 

Exemplo postagem de sorteio

Exemplo postagem de sorteio


exemplo postagem com regras de sorteio

exemplo postagem com regras de sorteio


 Escolha o prêmio.

Se você quer organizar uma sorteio sozinho você precisa deixar claro o que você está premiando. Você pode premiar um produto, um curso online, um livro, uma ligação, um vale de compras ou qualquer outra coisa que você possa imaginar que possa incentivar as pessoas a te seguirem.

Você pode oferecer o prêmio de uma dessas três maneiras:

  • Ofereça seu produto de graça e com frete grátis
  • Ofereça seu produto de graça mas faça-o pagar pelo frete 
  • Ofereça o melhor desconto possível (curso online de R$ 200.00 por R$ 10.00)

Não importa qual tipo de sorteio você fizer, o importante é sempre oferecer o máximo que você puder. Claro, coisas grátis são sempre mais eficazes.

Escolha as regras 

A coisa mais importante das sorteios são as regras. Quando você faz uma sorteio você precisa estabelecer regras que permitam aos seus seguidores participarem. Essas regras são a síntese de como comprar os tickets para o sorteio. Você pode estabelecer diferentes tipos de regras e ter quantas você quiser.

Existem duas regras que você precisa estabelecer para definir quem pode e quem não pode fazer parte da sorteio se você quer ganhar o máximo de seguidores possível com isso. A primeira regra precisa ser, “siga essa conta para participar". A segunda regra precisa ser, “você precisa marcar duas pessoas”. Isso não vai dar um ticket extra para essas pessoas marcadas. Este é o requisito para somente uma entrada. 

Então agora você ganhou um seguidor. Quando essa pessoa marca duas pessoas que ela acha que podem se interessar no seu sorteio, então essas duas pessoas também vão ter que te seguir se quiserem participar. É um ciclo, que engloba somente esse grupo de pessoas. Outros vão fazer o mesmo.

Aqui está um exemplo de regras:

  1. Verifique que você está seguindo @SuaConta 
  2. Marque 2 amigo nos comentários 
  3. Regra bônus: faça uma captura de tela e poste n sua história (me mencione)

Anuncie 

Você já escolheu seu produto e suas regras, agora você precisa anunciar no Instagram. Você precisa carregar um post com duas fotos. A primeira vai ser o nome do sorteio junto com a foto do produto que você está premiando.

A segunda vai conter a lista de regras. Você pode ver um exemplo de cada logo a cima. Você precisa dar ao sorteio um nome. Não tem que ser um nome espetacular (pode simplesmente ser o nome do seu produto), mas o nome importa.

Estabeleça regras simples e fáceis de entender, e especifique na primeira foto que as regras estão escritas na segunda foto. Na descrição escreva as regras, aquilo que o sorteado vai ganhar, e todas as informações que você achar necessárias. Especifique a data de expiração; você é quem decide a duração.

Escolha um vencedor 

Essa vai ser a parte mais difícil. Você vai precisar passar por todos os comentários e reescreve-los em um website de sorteio que vai escolher um vencedor aleatório para você. Se os comentários são muitos, contrate alguém para ajudar.

Uma vez que você introduziu todos os nomes na plataforma de sorteio, você precisa gravar a sua tela enquanto clica no botão de sortear e gravar o nome do vencedor. As pessoas querem ter certeza de que você não está mentindo ou trapaceando. Antes de anunciar o vencedor você precisa checar que ele respeitou as regras.

O sorteado pode ter somente comentado sem dar gostei na foto. Por sorte, o Instagram te da a opção de procurar o nome de usuário na lista de pessoas que deram gostei na sua foto, e também o nome de usuário de uma pessoa entre os seus seguidores. Procure pelo seu nome nas duas listas e se ele estiver seguindo as regras, você pode anunciar.

Já está 

Dê uma olhada no seu número de seguidores depois do sorteio. É provável que você tenha ganhado mais seguidores do que imaginava. É possível que você perca alguns dos seus novos seguidores logo em seguida ao final do sorteio, mas não vão ser muitos.

2: Como organizar sorteios com outras pessoas

Exemplo postagem promocional de sorteio no Instagram

Exemplo postagem promocional de sorteio no Instagram

Exemplo de regras de uma promoção no Instagram

Exemplo de regras de uma promoção no Instagram


As mesmas regras se aplicam a este tipo de sorteio. Eu te aconselho a ler primeiramente o que está escrito logo a cima antes de continuar lendo essas linhas extras sobre como organizar sorteios junto com uma outra pessoa.

  • Você precisa achar uma marca ou negócio para fazer o sorteio que faça coisas relacionadas ao que você faz.
  • Quando for escolher os prêmios, eles precisam ter uma relação. Você pode fazer o “Sorteio Supremo dos Pintores" no qual você sorteia um pincel e o seu colega, um curso. Você não vai querer organizar um sorteio aonde você sorteia um pincel e seu colega, uma vela aromatizada. É aleatório, não faz sentido, e as pessoas não vão se interessar. 
  • As pessoas que quiserem participar, terão que seguir todas as contas que participaram do sorteio como convidados.
  • Todos os organizadores precisam concordas com as regras estabelecidas, e precisam todos anunciar o sorteio nas suas respetivas páginas.
  • Cada um vai controlar os próprios comentários e escrever os nomes dos próprios participantes. Você vai determinar uma pessoa que vai escrever todos os nomes na plataforma de sorteio.
  • Anuncie o sorteado nas diferentes páginas do Instagram que participaram. Uma pessoa vai ser encarregada de contatar o sorteado para pedir as informações sobre como entregar o prêmio para ele, e assim por diante.

A única diferença entre realizar um sorteio sozinho ou com outras marcas é que quando você trabalha com os outros você alcança muitos mais usuários, sendo assim você vai ganhar ainda mais seguidores. 

⟵ Voltar ao blog
Receba curtidas grátis no seu Instagram!
Não precisa informar sua senha. Apenas informe o seu usuário Instagram, selecione uma foto e veja as curtidas entrarem em poucos segundos.