Todo nós gostamos de postar as nossas memórias de verão no Instagram, e para alguns negócios sazonais e marcas, as fotos de verão podem ser seu ganha-pão social! Porque, todo mundo gosta de postar fotos do sol, do mar, e de sorvetes sensacionais, o Instagram é inundado com mais do mesmo a todo momento.
É o seu trabalho superar esse problema e ser superior as milhões de fotos similares – ou então sua marca e mensagem vai afundar embaixo dos esforços da sua competição.
O instagram é selvagem e você precisa de uma forma ou método para estar a cima da multidão. Para a sua sorte, existe uma solução, criar hashtags com precisão.
Então, quão determinado você está para encontrar as melhores hashtags para que as suas fotos se destaquem?
- É essencial se atualizar sobre as tendências das hashtags do Instagram, Isso vai te manter alerta e na liderança quando novas tendências aparecerem.
- Anote novos temas e entenda como as tendências mudam e interagem de acordo com cada estação. Você vai rapidamente aprender o que esperar e fazer a maior parte das hashtags de tendência de cada estação.
Esse método leva um pouco de tempo, mas a maior visibilidade e os novos seguidores fazem valer o esforço!
- Como um extra sobre o método, você deve aprender e compreender como as hashtags se desenvolvem e como emergem em relação a um evento específico. Procurar e encontrar as melhores hashtags para uso pessoal ou do seu negócio/marca precisa ser a primeira coisa a ser feita antes mesmo de pensar sobre postar.
As suas fotos do por do sol, do mar, e da areia vão afundar embaixo das ondas do Instagram se você não escolher com cuidado hashtags que tenham um equilíbrio entre popularidade e relevância.
E é por isso que nós nos desafiamos a criar e procurar as melhores hashtags desse verão. Então aqui estão algumas ideias e como você pode usá-las da maneira certa para que você ou a sua marca tenham o máximo de visibilidade.
Dica #1 Filtre as Hashtags
Baseados na nossa experiência profissional e naquilo que realmente traz resultados, 3 hashtags de verão otimizadas e que fazem parte de uma tendencia valem um milhão de vezes mais doque 30 aleatórias, sem foco ou hashtahs de verao insanamente populares. O velho e bom ditado “qualidade acima da quantidade" é aplicável ao uso das hashtags também.
Isso é um exemplo do que nós consideramos uma tentativa vaga e preguiçosa para conseguir mais curtidas e visibilidade que todo mundo parece postar:
#PorDoSol #PrimeiroDiaDeVerão #Verao2020 #LuzDoSol #Praia #Quente #HorarioDeVerao #FestaDeVerao #NoiteDeVerao #AmorNoVerao #Sol #PiscinaVerao
Como você pode ver na lista de hashtags acima, não tem nada de específico ou relevante para a sua marca que pode chamar a atenção do seu público alvo.
Se 1000 outras companhias usam as mesmas hashtags vai ser difícil chamar a atenção—você simplesmente não vai ter a visibilidade que deseja porque as pessoas não vão conseguir te encontrar.
Ao mesmo tempo existem companhias que vão usar somente hashtags muito especifícas e que as pessoas dificilmente verificam, o que é igualmente prejudicial, por exemplo:
#rodiziodepeixerestauranteaguanaboca
#modelofitnessveraonobrasil
A chave para usar os hashtags de forma mais eficiente para a sua marca é combinar algumas hashtags genéricas com algumas específicas que sejam relevantes para a sua marca, nicho, e público alvo.
Por exemplo, vamos supor que você é uma companhia produtora de vinho. Uma boa mistura de hashtags genéricas e específicas seria:
#PrimeiroDiaVerao #UltimoDiaVerao #VeraoVinho #FestasVerao #VeraoRedWine #PinotNoir #VeraoChampagne #SuaMarca
Começando pelas mais genéricas e então inserir pouco a pouco aquelas mais específicas e próximas daquilo que você tem a oferecer, é normalmente um método bem efetivo para ganhar mais curtidas e seguidores para a sua campanha de hashtags.
Dica #2: poste regularmente
Além da próprio otimização dos hashtags, você também tem que pensar sobre uma boa frequência para postar seus hashtags para manter o fluxo social. Isso é importante também quando se trata dos resultados do feed também devido ao fato de que o algoritmo do Instagram prioriza as hashtags com postagens mais frequentes em relação a aquelas com postagens mais ocasionais.
Uma boa frequência para postar as hashtags é de 3-5 vezes por semana ou quase diariamente, se você tem o tempo e a determinação de adicionar mais. É claro, seria imprudente continuar postando spam e séries excessivas de hashtags somente para se manter – então garanta que suas hashtags são otimizadas e relevantes igualmente.
Dica #3: siga e se engaje com locais
O Instagram é uma plataforma que possibilita várias formas de interação social e é melhor dar o primeiro passo e interagir com o seu mercado ou procurar por aliados ao invés de sentar e esperar os outros chegarem e seguirem a sua marca.
Um método para fazer isso é se aliar com algumas marcas mais populares, mas mesmo assim não competitivas no seu nicho e usar as suas hashtags junto com as deles. Vamos supor que você é uma locadora de carros e que tenha uma marca conhecida na sua área que aluga bicicletas e buggies. Depois de fazer um acordo com eles, um bom exemplo de colaboração e hashtags locais seria:
#AlugueNoVerao #AluguelDeCarrosVerao #AluguelDeBuggiesEBicicletas #Cidade #RegiãoDaCidade #SuaMarca #MarcaDoParceiro
Enquanto não for uma marca da concorrência, os seus novos esforços de parceria vão multiplicar a sua visibilidade pelo menos comparado a se promover sozinho então se apresse e encontre marcas que vão ajudar a maximizar a visibilidade junto com você!
Dica #4: se conecte e siga os do seu mesmo nicho
Além de colaborar com outras marcas e usar hashtags locais para que clientes locais possam te encontrar, você também pode começar a seguir influenciadores entorno do seu nicho ou fazer medidas promocionais como organizar concursos no Instagram e sorteios que guiam os participantes a tomarem específicas decisões, por exemplo curtir seus posts e seguir o seu perfil para que participem.
Dessa forma, você vai incentivar as pessoas e criar boas razões para se interessarem por voce online sem forçar. Todos aqueles envolvidos saem vencendo. E não se esqueçam de usar outra redes sociais ao mesmo tempo também como o Facebook ou Twitter para ganhar e redirecionar o movimento para lá também.
Usar mais de uma rede pelo mesmo propósito de marketing sempre produz mais visibilidade que somente uma.
Depois de tudo aquilo que foi dito e feito, a chave para usar hashtags para o verão de 2020 para promover os seus negócios com sucesso é primeiro fazer uma pesquisa para ver quais as tendências do momento e então usar uma boa mistura de hashtags genéricas, específicas de um nicho e locais ou de colaboração. Os resultados nunca são totalmente garantidos (a não ser que adquira curtidas Instagram), mas fazendo o que foi dito acima, você vai aumentar as probabilidades de espalhar a mensagem e gerar mais rumor sobre a sua marca.